Biodiesel

Aumento é visto nas regiões de Campinas, Araraquara e Ribeirão Preto. Só na região de Campinas, são 25 postos vendendo o combustível.

O número de postos que comercializam biodiesel nas cidades das regiões de Campinas (a 95 km de São Paulo), Araraquara (a 273 km) e de Ribeirão Preto (a 314 km) aumentou nos últimos 12 meses. Há um ano, somente Campinas oferecia o produto e, agora, o combustível já é comercializado em 11 cidades.

O uso do biodiesel no Brasil está completando um ano. O combustível é feito a partir da extração de óleo de mamona, de girassol ou de amendoim. Por ser de fonte renovável, é menos poluente e considerado ecologicamente correto.

O interesse do consumidor pelo biodiesel aumenta a cada dia. O primeiro posto a vender esse tipo de combustível no interior do estado, localizado em Campinas, vendia no máximo 400 litros de biodiesel há um ano. Agora, a venda supera 2 mil litros diários.

Somente em Campinas, são 25 postos que vendem o combustível. Mogi-Guaçu (a 172 km), Paulínia (a 126 km) e Vinhedo (a 79 km) também têm opções de postos com biodiesel para o consumidor.

Na região de Araraquara, São Carlos (a 231 km) tem quatro postos que vendem o combustível. Também há opções em Araraquara, Descalvado (242 km), Rio Claro (175 km) e São João da Boa Vista (229 km).

Ribeirão Preto possui 11 postos onde o biodiesel pode ser encontrado. Em Franca (a 400 km), são oito postos.

Há cerca de dez dias, o mecânico José do Carmo decidiu trocar de combustível e, no lugar do diesel comum, passou a abastecer com o biodiesel. O resultado apareceu na hora. “Toda vez que ligava a caminhonete de manhã, havia muita fumaça. Agora, a poluição desapareceu”, disse.

A expectativa agora é de que as vendas cresçam com o aumento da mistura do óleo diesel ao biodiesel que, hoje, não pode ultrapassar 2%. “Caso a Agência Nacional de Petróleo autorize, o índice de mistura poderá chegar aos 8%”, afirmou Carlos Alberto Ribeiro, gerente comercial de um posto de combustíveis.

O empresário José Carlos Gasparini acredita que a preocupação com o meio ambiente vai impulsionar as vendas. “Não tenho dúvida que mais pessoas passarão a procurar o biodiesel”, disse.

EPTV

Veja mais